Submarino.com.br
A Terceira Margem do Sena Rotating Header Image

Pedofilia em Roma: Tio Rei e Olavão, quem diriam, “petralharam”

Charge de Barrigue

Direito leitor, endireitada leitora, você que lê Olavo de Carvalho e que tem aí na sua cabeceira uma edição autografada d’ “O país dos petralhas”, solicito-lhe um pouco de sua atenção. Aliás, o que quero mesmo lhe pedir é um pouco da sua imaginação, para me ajudar a entender como seriam as reações do Olavão e do Reinaldo Azevedo diante da seguinte e hipotética situação.

Imagine que um órgão de imprensa revele que um militante petista abusou sexualmente de um menino, há muitos anos. Aliás, vamos supor que dezenas e dezenas de casos de pedofilia em diretórios do PT em todo o país sejam revelados pela imprensa. Suponha que o presidente do PT, ao invés de entregar os acusados à Justiça, decida apenas por nebulosos inquéritos internos. Imagine que a cúpula petista remaneje os acusados, transferindo-os de seus diretórios de origem para outros bem distantes, tudo para acobertar os criminosos.

Direitíssimo leitor, endireitadíssima leitora, pergunto-lhe: como o tio Rei e o Olavão reagiriam diante desses fatos?

Você sabe como eles reagiriam.

Acontece que a situação acima descrita não aconteceu no PT. Todos sabemos onde aconteceu (resumão aqui).

O mais revelador na reação do Olavo de Carvalho e do Reinaldo Azevedo diante dos escândalos na instituição que cegamente defendem é que eles reagem do mesmíssimo modo como (conforme eles insistem) os “petralhas” reagem a escândalos no PT. Querem ver?

Segundo o tio Rei e o Olavão, “petralhas”, quando apanhados em escândalos, reagem dizendo que “tudo é conspiração da mídia golpista”, como disse certa vez o tio Rei:

“Todos já esperávamos, claro!, essa gritaria de petistas. Afinal, a gente sabe: quando as acusações colhem seus adversários políticos, trata-se de uma questão de cidadania. Quanto os enrolados são os companheiros, tudo não passa de uma vil conspiração.” (fonte)

Aí vem o escândalo da pedofilia e o tio Rei diz:

“tenta-se arrastar o próprio papa para o centro do furacão: seu irmão, também sacerdote, teria protegido um padre pedófilo. E isso não vai acabar tão cedo. Aproveita-se a fragilidade da Igreja para tentar pôr a igreja de joelhos — diante do laicismo, não de Deus” (fonte)

Já o Olavão foi mais explícito:

“Chamar isso, como a mídia o chama, de “pedofilia epidêmica”, é evidentemente uma fraude, mas como pode a população percebê-lo se não tem acesso a outro critério comparativo senão aquele que lhe é fornecido pela própria mídia segundo o recorte de uma agenda politicamente interesseira?” (fonte)

“Não tenham dúvida: a Igreja é acusada e humilhada porque está inocente. Seus detratores a acusam porque são eles próprios os culpados.” (fonte)

Pois é, a Igreja é inocente, tão inocente quanto os menininhos “supostamente” violentados. Os padres pedófilos não existem, são uma invenção da mídia. Mutatis mutandis, Olavão emprega aqui o que o tio Rei chama de “esquema petralha para resolução de crises”.

Mas a retórica desonesta não fica por aí.

Segundo o tio Rei, “petralhas” não se preocupam muito em banir a safadeza do partido. Ao contrário, ficam felizes quando se descobre uma bandidagem alhures, para dizer, afinal, “que os outros também roubam”:

“O que é surto exultório”? É quando um petralha bate palminha de satisfação anunciando para o mundo: “Estão vendo? Não somos os únicos corruptos. Outros também são”. Eles acham que isso os torna pessoas mais decentes.” (fonte)

Só que o Olavo de Carvalho está fazendo a mesma coisa na questão da pedofilia dentro da Igreja Católica: longe de cobrar uma punição severa e exemplar aos padres molestadores, ele apenas diz que o problema da pedofilia é maior fora da Igreja do que dentro dela. Nem uma linhazinha para exigir a punição dos tarados:

“Em artigo recente, o sociólogo italiano Massimo Introvigne mostrou que, num período de várias décadas, apenas cem sacerdotes foram denunciados e condenados na Itália, enquanto seis mil professores de educação física sofriam condenação pelo mesmo delito. Introvigne citou os professores de educação física apenas como grupo-controle. Poderia ter mencionado dezenas de outros: no conjunto, os casos de padres pedófilos revelariam ser as raridades que são, contrastando dramaticamente com a disseminação alarmante do crime de pedofilia na sociedade em geral. (…)

Não há um só jornal ou grande revista, por exemplo, que gradue o destaque dado às denúncias de padres pedófilos pelo exame comparativo de casos similares em outros grupos sociais. Esse exame mostraria, acima de qualquer possibilidade de dúvida, que o número de delitos é muito, muito menor entre padres católicos do que em qualquer outra comunidade humana, embora o destaque dado na mídia a esses casos induza a população a crer o contrário.” (fonte)

Eu pergunto: se estudos epidemiológicos revelarem que há efetivamente menos pedófilos entre padres do que entre professores de educação física, em quê isso eximiria a responsabilidade do Vaticano? Isso tornaria decente a maneira como o Vaticano lida com os pedófilos dentro da Igreja?

Ora, o que se exige de Roma não é um estudo epidemiológico, mas punição severa contra a depravação moral.

É incrível também que o tio Rei não se indigne com o fato da Igreja não enxotar padres pedófilos, mas de lhes dar “outra oportunidade” em outras paróquias — seria o de se esperar de um cara que critica o PT assim:

“Alguns pecadilhos, no PT, como os listados acima, não têm grande importância. (…) Como a gente nota, no PT, os que cometeram todos aqueles crimes, merecem uma segunda chance.” (fonte)

Por que diabos Reinaldo Azevedo, que usa sua verve histriônica para acusar os petralhas…

- O que me incomoda no PT é a moral que cria para si mesmo e a moral que defende para os outros — a exemplo de Dilma, anteontem, na festa dos mensaleiros do PT a atacar o mensalão de Arruda. (fonte)

… não se esforça nem um pouquinho para ser coerente com a postura da qual se arvora, a saber, a de baluarte da moral e do legalismo constitucional, a de paladino contra “o relativismo moral”? Por que não exige severa punição dos padres molestadores, tal como cobra de mensaleiros? Por que não mostra a mesma indignação nervosinha contra os molestadores sexuais? Cadê seus textos furibundos, acusando os padres pedófilos de “delinqüência moral”, como acusa petistas? Quando vai escrever cobrando a aplicação da lei nesse caso? É o próprio tio Rei  quem diz: “a melhor forma de ser exemplar é seguir a lei.” Estou de acordo: por que não aplicar a lei nesses tarados de batina?

Tio Rei e Olavão não vão cobrar a lei contra isso, porque encarnam aquilo de que eles mesmos acusam os “esquerdopatas”: são “relativistas morais”. Se fosse em qualquer outra instituição, ergueriam a voz, exigindo a lei e a punição, mas, como os acusados usam batina, aí muda de figura…

Nem na maneira de explicar a ocorrência da pedofilia no seio da Igreja, tio Rei e Olavão são originais. Dizer que é “um afastamento da doutrina ideal, que é essencialmente virtuosa” é recorrer à mesmíssima explicação que comunistas jurássicos dão para as barbaridades históricas do comunismo.

Tio Rei e Olavão provavelmente me incluiriam no Comando de Caça ao Crucifixo, dizendo que estou na turma dos que lutam para “acabar com o cristianismo e com as raízes da civilização ocidental.” Rotulam como anti-religiosos quem defende que escolas ensinem ciência (e não criacionismo), quem aponta o erro de uma declaração papal sobre preservativos, assim como o cientista que faz pesquisa com células tronco. E agora chamam de anti-religioso quem defende que maníacos pedófilos não devam ser acobertados, mas julgados e punidos. Quer dizer que assumir essas posturas e não se silenciar diante dessas barbaridades é ser anti-religioso e ir contra valores histórico-culturais do ocidente? É ser contra a essência do cristianismo? É ser anti-ocidental? É ser anti-católico?

A coprocefalia grave de Reinaldo e Olavo lhes impede de perceber que, ao lançarem essas acusações, eles estão afirmando como “valores ocidentais” e “cristãos” coisas como o obscurantismo anticientífico, o uso sistemático da mentira e o acobertamento de depravados sexuais. Não percebem que, enquanto forem coniventes com mentiras, crimes e guerra anti-ciência, contribuirão enormemente para que cada vez mais pessoas pensem que aquilo que o tio Rei escreveu sobre o PT:

“- O que me incomoda no PT, a despeito de seus “universitários”, é a apologia permanente da ignorância, do obscurantismo militante, da barbárie das ruas.

… se aplique, na verdade, a outra instituição, bem mais antiga e poderosa que qualquer partido brasileiro.

PS: Se você quer ouvir como o Olavão se auto-define, vá aqui (via NPTO). É impagável!

PS2: Ontem à noite, a sede d’O Pensador Selvagem, situada na lua florestal de Alderan, na galáxia de Cassiopéia, foi alvo de um covarde ataque perpetrado por rebeldes venusianos. Todos os blogs do condomínio (inclusive este) ficaram fora do ar durante algumas horas. Nosso cavaleiro jedi mor, Rafael Reinher, pegou sua nave X-Wing, foi até Alderan e botou todos os meliantes para correr, restituindo a paz e a acessibilidade no Universo. Somos todos gratos ao grande jedi Reinher. Que a força esteja seja com você, Rafael, e que você esteja sempre conosco para resolver nossos problemas.

21 Comentários on “Pedofilia em Roma: Tio Rei e Olavão, quem diriam, “petralharam””

  1. #1 Paulo Moreira
    on Apr 26th, 2010 at 03:35

    Para mim, criticar essas duas figuras nefastas é bater em cachorro morto. Mas é um trabalho necessário e, aqui, muito bem feito. Gostei de conhecer seu blogue e te convido para conhecer o meu – afinal devo ser o único outro carioca-mineiro da blogosfera!

  2. #2 leocruzsouza
    on Apr 26th, 2010 at 07:42

    Obrigado pela visita e pelo comentário, Paulo. Vou lá visitar seu blog, pode deixar. Não é todo dia que encontro um carioca-mineiro para conversar…

    Abraço!

  3. #3 tuco
    on Apr 28th, 2010 at 12:35

    Que dupla. Vale a pena ouvir o que diz o Leonardo Boff sobre o assunto, que sabe muito mais da igreja católica (e fé, e moral…) do que esses dois tatus: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-noite-total/2010/04/13/AS-RESPOSTAS-DO-VATICANO-AS-DENUNCIAS-DE-PEDOFILIA-NA-IGREJA.htm

  4. #4 Victor Barone
    on May 3rd, 2010 at 19:50

    Quando eu crescer quero escrever igual a você.

  5. #5 Sandra Leite
    on May 5th, 2010 at 04:21

    na outra vida quero escrever como você =)

    beijos

    PS:coitado do Dr House

  6. #6 Gato Precanbriano
    on May 5th, 2010 at 21:59

    Leo meu bom

    Ótimo post! Põe a nu a hipocrisia dos moralistas de plantão.
    Nessa batida irás ocupar o lugar do Hermenauta como nosso watchdog de plantão.
    Que venham mais.

    []‘s

  7. #7 Fernando
    on May 7th, 2010 at 14:46

    Não quero entrar em polêmicas, mas só estabelecer alguns fatos. Pervertidos existem em todos os lados, inclusive na Igreja. Deveriam ser caçados e punidos, quem lhes acoberta é cúmplice de seus crimes.
    Reinaldo Azevedo diz que Igreja não é armário, e propõe o fim do celibato como uma medida para sanear a instituição, o que pode ajudar (no fundo acho que ele quer ser padre também).
    A Igreja obviamente é um alvo preferido. Tem seus problemas como qualquer instituição humana, mas não se pode ser injusto com a figura de Bento XVI. Quem conhece (de verdade, e não pelos jornais) sua biografia e seu trabalho na Igreja sabe que ele foi um dos que mais ferozmente lutou e luta contra a pedofilia e os desvios de comportamento do clero.

  8. #8 Lelec
    on May 8th, 2010 at 08:36

    E eu queria conhecer música como você conhece, só que nesta vida mesmo, e não em outra…

    Beijo!

  9. #9 leocruzsouza
    on May 8th, 2010 at 08:37

    Ôpa! Obrigado pela visita… Quanto a ocupar o lugar do Hermê, bem, não dá mesmo… Ele era imbatível. Só o Hermê para substituir a si mesmo.

    Abraço!

  10. #10 leocruzsouza
    on May 8th, 2010 at 08:38

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço!

  11. #11 leocruzsouza
    on May 8th, 2010 at 08:39

    Oi Tuco,

    Muito obrigado pela visita. Ainda bem que existem católicos como Boff, que trazem uma visão mais humanista e coerente da fé cristã. Volte sempre! Abraço!

  12. #12 leocruzsouza
    on May 8th, 2010 at 08:49

    Fala, Fernando.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Estou de acordo: tarados e pervertidos existem em todos os lugares. Não afirmei o contrário.

    O Papa Bento XVI é uma pessoa pública. Como toda figura pública, a imagem que se tem dele a partir da mídia certamente não corresponde ao que ele é na sua intimidade. Por isso, em assuntos sensíveis, entendo que figuras públicas devam assumir posturas irrefutavelmente firmes e transparentes, que não deixam dúvidas alguma junto à opinião pública. No caso da pedofilia na Igreja, uma postura que deixaria claro que o Papa Bento XVI é “um dos que mais ferozmente lutou e luta contra a pedofilia e os desvios de comportamento do clero” seria banir os pedófilos da Igreja e entregá-los à justiça comum. Enquanto o Papa não fizer isso, de maneira clara e incontestável aos olhos do mundo inteiro, ele será acusado de conivência.

    Abraço

    PS: Tio Rei padre?! Céus!

  13. #13 Gato Precambriano
    on May 10th, 2010 at 18:09

    Tio Rei Padre?! Céus!
    Sei não hein…
    Se fosse para uma daquelas ordens onde praticam a clausura e fazem voto de silêncio…

  14. #14 Amâncio Siqueira
    on May 26th, 2010 at 21:38

    Excelente análise. Só leio esses indivíduos que você cita de forma indireta, e pensava que eles só eram direitistas à moda peessedebista. Mas percebo agora que tucanos estão à esquerda desses tipos. São direitistas de acordo com o modelo sul-estadunidense mesmo. Ao menos não possuem poder para perseguir os não-religiosos. Ainda.

  15. #15 Aldo
    on Jul 30th, 2010 at 15:18

    Este blogueiro desconhece ou MENTE. Olavo fez e faz críticas horríveis contra o fundador e membros dos legionários de Cristo. Escandalo de pedofilia encoberto por décadas e que a mídia mal noticiou aqui no Brasil, bem como suas críticas contra os padres pedófilos (cf. True Outspeak). O que muitos querem é destruir a Igreja pelo pecado de alguns de seus membros. A Igreja é uma instituição sadia e importante para o Ocidente, enquanto o PT é intrinsicamente nefasto moralmente. Embora podemos encontrar no PT pessoas honradas, contudo enganadas.

  16. #16 lelec
    on Aug 3rd, 2010 at 18:08

    Caro Aldo,

    Obrigado pelo comentário, que demorou a ser publicado porque este blogueiro teve o acesso à internet bastante limitado nos últimos dias.

    Aceito um monte de críticas aos meus textos, mas me chamar de mentiroso, isso eu não aceito.

    1o) Não conheço o que Olavo diz sobre os membros dos legionários de Cristo. Não sei o que isso muda o alvo da minha crítica, que é a maneira como a ICAR trata do assunto “pedofilia”. Você acha que Roma está punindo exemplarmente e com toda a severidade da justiça os pedófilos da sua instituição? Eu não acho. Essa é a razão de ser deste texto.

    2o) Por favor me dê o link do referido programa em que Olavo faz crítica à ICAR no que diz respeito à pedofilia.

    3o) Por favor releia a íntegra dos textos do Olavo sobre a pedofilia:

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/100412dc.html

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/04272002globo.html

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/100412dc.html

    E me diga se o Olavo não está dizendo que o problema da pedofilia em Roma não é tão grande assim, mas está sendo amplificado e deturpado por uma agenda anti-católica da imprensa anti-católica (seu argumento: os atos de pedofilia seriam menores entre padres do que entre outras profissões).

    4o) Este texto não é de apoio ao PT, até porque este blogueiro não é petista. Melhor você relê-lo. Onde que faço elogio ao PT, rapaz?
    A referência ao PT foi apenas para apontar a ambigüidade hipócrita do Olavo e do Reinaldo Azevedo, que se arvoram de defensores da moral e da ética quando criticam o PT, embora sejam lenientes com os crimes dos pedófilos de batina.

    5o) Vá aqui e clique: http://xixa.cc/instant_olavo/

  17. #17 Eleições presidenciais – meu artigo para o Amálgama | Um drible nas certezas
    on Jan 31st, 2011 at 19:58

    [...] não deixe de ler o impagável texto do Terceira Margem do Sena, no qual Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo são cobrados de coerência política nos casos de [...]

  18. #18 Nada de sossego para Reinaldo Azevedo | Um drible nas certezas
    on Jan 31st, 2011 at 20:04

    [...] pra escrever suas besteiras. Mas não – outros vigilantes estão aparecendo. Primeiro foi o Lelec. Agora o Fabiano Camilo. Espero que não dêem folga. Share and [...]

  19. #19 Dawkins, o zagueirão – A Terceira Margem do Sena
    on Feb 8th, 2011 at 12:49

    [...] o atacante que quer emplacar gols que significam a lavagem cerebral infantil sob dogmas atrozes, o abuso sexual de crianças, a recusa de pesquisa com células-tronco, o ódio a homossexuais, a oposição à interrupção da [...]

  20. #20 eu
    on Jul 21st, 2011 at 20:42

    Esta relação de pedofilia e igreja é invenção de pessoas como você.
    estude um pouco e verá que existem mais professores pedófilos (em 4 anos no Brasil foram 1800 indiciados) do que padres (menos de 500 denúncias – eu disse denúncia, não condenação – em 1 século).

    Vá estudar!

  21. #21 lelec
    on Jul 24th, 2011 at 16:40

    Ô cumpadi,

    Eu não falei que apenas padres são pedófilos. É claro que existem pedófilos em outras profissões.

    Mas é evidente que existem padres pedófilos e que isso não é invenção minha.

    A própria ICAR já pagou indenizações por isso e o próprio Papa já falou do assunto, como no caso irlandês (link aqui):

    “Infelizmente, em várias ocasiões, certos membros da Igreja católica violaram os direitos das crianças. Um comportamento que a Igreja lamenta e continuará lamentando e condenando”

    Se estou inventando, estou na Santíssima companhia do Santo Padre, né? Agora vai lá no blog dele e brigue com ele.

    Passar bem. E cuidado com o moço da batina.

Deixe um comentário